
Em Assembleia Geral de associados realizada dia 20/3/2024, o NEJ – Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul resolveu voltar à origem da sua criação e promover cursos de formação. Também foi decidido que o projeto da Terça Ecológica terá continuidade nas próximas semanas com a promoção de palestras e painéis públicos sobre questões ambientais, políticas e jornalísticas.
O NEJ – Núcleo de Ecojornalistas do RS tem importância na história do jornalismo ambiental brasileiro tendo sido o pioneiro no país, fundado em 22 de junho de 1990. O NEJ foi importante na criação da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental – RBJA – http://www.rbja.jor.br e na realização dos primeiros Congressos Brasileiros de Jornalismo Ambiental. O primeiro, foi realizado com a co-organização do NEJ e o segundo realizado pela própria entidade em Porto Alegre, nos salões da UFRGS.
O site da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais – ecoagencia.eco.br — mantido pelo NEJ a partir de iniciativa de jornalistas de todo o país que compareceram ao 1º Fórum Social Mundial, em 2003, realizado em Porto Alegre, poderá ser descontinuado.
A jornalista e professora aposentada da Comunicação da UFRGS Ilza Girardi segue sendo a coordenadora do NEJ e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental – GPJA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS/CNPQ.
Redação do jornalista João Batista Santafé Aguiar para o AgirAzul.com. Indicação de formas de contato com a redação neste link. Associe-se ao Canal do AgirAzul.com no
WhatsApp e receba notícias em tempo real. Permitida a reprodução, citando-se a fonte