Nota do IPH – UFRGS* à Sociedade a respeito de Abertura de Canais na Laguna dos Patos

Estão circulando mensagens sobre a opção de abertura de uma passagem na faixa de areia que separa a Lagoa dos Patos do Oceano Atlântico, como forma acelerar a redução do nível do Guaíba.

Esse tipo de obra exige estudos detalhados, com uma visão multidisciplinar e interdisciplinar para avaliar os impactos positivos e negativos. Sem tais estudos, há pouca garantia de que uma obra desse tipo garantiria um rebaixamento significativo do nível d’água no Guaíba e na Lagoa dos Patos, que é governado por múltiplos fatores.

Tecnicamente, a abertura de uma nova barra envolve riscos elevados: erosão das praias; salinização do Guaíba e da Lagoa do Casamento; efeitos negativos sobre o ambiente, a sociedade e a economia, afetando navegabilidade e a produção agrícola. Além disso, há que considerar que esse sistema teria elevados custos de implantação e manutenção, com operação complexa.

Uma obra desse tipo, sem as considerações necessárias, pode causar danos irreversíveis.

Equipe IPH, 10/5/2024

  • “IPH” = Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – site

Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Sociedade manifesta-se sobre a situação dos sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre

qua maio 15 , 2024
Área técnica e científica de diversas áreas do conhecimento estão divulgando a manifestação abaixo sobre o que é o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre e os cuidados necessários e que faltaram nestes dias em que a cidade enfrenta a maior inundação historicamente vivida. Medidas são propostas. Manifestação aos portoalegrenses sobre o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre O Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre é robusto, eficiente, e fácil de operar e manter.   Vamos explicar porque não está atuando adequadamente, como é possível fazê-lo operar imediatamente com medidas emergenciais para retirar as águas […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading