Amigos da Terra destacam: 8 de Março – A Luta Continua

Luta

Em pleno século XXI ainda presenciamos casos recorrentes de misoginia que inundam as relações sociais de preconceito e desrespeito. O dia 8 de março é antes de mais nada uma data de luta. Luta por uma sociedade mais justa onde uma mulher não seja assediada a cada esquina, luta para que não mais se ganhe 70% menos que o sexo masculino no mercado de trabalho, luta para que o corpo da mulher não seja transformado em um objeto e não seja vendido como um pedaço de carne em um açougue, luta contra a opressão do patriarcado. Opressão que é ainda maior no caso de mulheres negras, homossexuais e transexuais, constantemente hostilizadas em suas particularidades.

A história dos direitos femininos no Brasil é recente. Para se ter uma ideia, apenas em 1932 foi concebido o direito de voto às mulheres nas disputas políticas eleitorais brasileiras. Hoje temos uma presidente mulher, os avanços foram consideráveis, mas o período em que a mulher não possuía voz na sociedade deixou seus resquícios latentes presentes em Bolsonaros espalhados pelo país. A cada passo de conquista temos forças contrárias que vão na contramão da nossa luta. É o que fez o mais novo governador do Rio Grande do Sul, Sartori, ao excluir a secretária da mulheres do Estado para “cortar gastos”.

No período em que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, a batalha por uma sociedade mais justa, livre do machismo e da misoginia toma mais evidência. Porém, a luta por igualdade de direitos é diária e se dá em todos os dias de nossas vidas. O lugar da mulher é onde ela quiser e em hipótese alguma ela precisa da permissão de um homem para ser livre!

Viva a luta das mulheres, todas elas merecem respeito!

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

INGA pede ao Prefeito de Porto Alegre estrutura e apoio para a defesa de áreas naturais

ter mar 17 , 2015
Na posse dos novos integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, o INGA – Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, associado da APEDeMA/RS, por meio de seus representantes integrantes do colegiado, integraram ao Prefeito Municipal da cidade, José Fortunati, ofício em que,diante da extraordinária avalanche de negócios imobiliários que destrói de forma crescente os remanescentes de ecossistemas naturais do nosso município,  reivindica que sejam garantidas à SMAM estrutura para levar adiante a implementação da Área de Proteção Ambiental da Regiao do Extremo Sul/Morro São Pedro.

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading