Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental participa de evento da Universidade de SevilhaGrupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) participa remotamente do V Congresso Internacional  Comunicación y Pensamiento, promovido  pela Universidade de Sevilla, na Espanha. O congresso, que ocorre de 1 a 3 de abril, adquiriu um novo formato devido à pandemia provocada pela COVID 19. A participação do grupo é no Simpósio 18 – Comunicación y Cambio Climático: la comunicación de los tipping points que tem por coordenadores Rogelio Fernández-Reyes, da Universidade de Sevilla, Daniel Rodrigo-Cano, Universidade de Huelva e Ilza Girardi, PPGCOM/UFRGS. O objetivo do simpósio é compartilhar análises sobre a produção jornalística acerca das mudanças do clima, verificando possíveis pontos de inflexão e observando as particularidades desta cobertura. A partir da UFRGS, também participam do Congresso integrantes do grupo de pesquisa TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade).
O grupo apresenta as seguintes contribuições:
  • Jornalismo e megamineração negam impactos e relação com mudança climática, de Eliege Fante e Ilza Girardi
  • Diante do desastre, outras vozes emergem: a questão das fontes na cobertura brasileira da Amazônia, de Ângela Camana e Julia Menin
  • O meio ambiente em alta no Jornal Nacional: o papel da emergência climática na ampliação da pauta, de Ilza M. Tourinho Girardi, Débora Gallas Steigleder e Eloisa Beling Loose
  • Repercussão das greves pelo clima e do efeito Greta na cobertura brasileira: análise das notícias publicadas em 2019 no G1 e Uol, de Eloisa Beling Loose e Claudia Herte de  Moraes.
Todas as apresentações, disponibilizadas em vídeo, podem ser acessadas no endereço: https://comunicacionypensamiento.org/inicio/simposios/simposio18/.

Fonte: UFRGS/Fabico