Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da UFRGS participa de evento em Sevilha pela Internet

Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental participa de evento da Universidade de SevilhaGrupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) participa remotamente do V Congresso Internacional  Comunicación y Pensamiento, promovido  pela Universidade de Sevilla, na Espanha. O congresso, que ocorre de 1 a 3 de abril, adquiriu um novo formato devido à pandemia provocada pela COVID 19. A participação do grupo é no Simpósio 18 – Comunicación y Cambio Climático: la comunicación de los tipping points que tem por coordenadores Rogelio Fernández-Reyes, da Universidade de Sevilla, Daniel Rodrigo-Cano, Universidade de Huelva e Ilza Girardi, PPGCOM/UFRGS. O objetivo do simpósio é compartilhar análises sobre a produção jornalística acerca das mudanças do clima, verificando possíveis pontos de inflexão e observando as particularidades desta cobertura. A partir da UFRGS, também participam do Congresso integrantes do grupo de pesquisa TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade).
O grupo apresenta as seguintes contribuições:
  • Jornalismo e megamineração negam impactos e relação com mudança climática, de Eliege Fante e Ilza Girardi
  • Diante do desastre, outras vozes emergem: a questão das fontes na cobertura brasileira da Amazônia, de Ângela Camana e Julia Menin
  • O meio ambiente em alta no Jornal Nacional: o papel da emergência climática na ampliação da pauta, de Ilza M. Tourinho Girardi, Débora Gallas Steigleder e Eloisa Beling Loose
  • Repercussão das greves pelo clima e do efeito Greta na cobertura brasileira: análise das notícias publicadas em 2019 no G1 e Uol, de Eloisa Beling Loose e Claudia Herte de  Moraes.
Todas as apresentações, disponibilizadas em vídeo, podem ser acessadas no endereço: https://comunicacionypensamiento.org/inicio/simposios/simposio18/.

Fonte: UFRGS/Fabico