Especial Ecofalante de filmes na Semana do Meio Ambiente inicia nesta quarta, 3/6/2020, pela Internet

A Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 9ª edição em 2020. Tradicionalmente, o evento principal da Mostra ocorre em junho, com entrada gratuita, ocupando diversas salas de cinema e centros culturais na cidade de São Paulo. Entretanto, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), muitos eventos estão precisando se reestruturar e buscar novas formas de trazer informação e entretenimento à população.

Teremos também uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente, entre os dias 4 e 9 de junho, que contará com uma seleção de filmes nacionais e internacionais que abordam questões contemporâneas urgentes. Os temas serão discutidos em debates transmitidos ao vivo com a participação de especialistas, cineastas e outros convidados especiais.

A  9ª Mostra Ecofalante será inteiramente online e acontecerá entre os dias 6 e 19 de agosto. O evento, que terá filmes inéditos e debates ao vivo, será dividido em três programas: o Panorama Internacional Contemporâneo, que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo; o Concurso Curta Ecofalante, competição que premia curtas-metragens feitos por estudantes; além de uma seleção especial de filmes brasileiros e latino-americanos.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. A programação completa e demais informações serão divulgadas em breve no site e em nossas redes sociais.

Uma apresentação do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e da Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Mercado Livre e da White Martins. É uma produção da Doc & Outras Coisas, co-produção da Química Cultural, da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A realização é da Ecofalante, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente

de 3 a 9 de junho de 2020, grátis

MOSTRA ECOFALANTE – ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE

3 de junho (quarta-feira)

19h00 – Abertura com Chico Guariba, Laís Bodanzky e Mário Mantovani

19h30 – “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra” – Jorge Bodanzky e João Farkas (Brasil, 2019, 45 min, livre)  *disponibilizado até o final do dia 09/06 (terça-feira)

4 de junho (quinta-feira)

17h00 – “Golpe Corporativo” – Fred Peabody (“The Corporate Coup d’Etat”, Canadá/EUA, 90 min, 2018, livre) e “Ebola: Sobreviventes” – Arthur Pratt (“Survivors”, EUA, 83 min, 2018, 12 anos) *disponibilizados até o final do dia 9/06 (terça-feira).

19h00 – Debate “Conservação: desastre ecológico no Pantanal” com Jorge Bodanzky e João Farkas, diretores de “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, Júlia Boock (analista de conservação da WWF Brasil) e mediação de Flávia Guerra.

5 de junho (sexta-feira)

15h00 – Webinário “O papel do cinema na comunicação de questões socioambientais” com os diretores Fernando Meirelles, Jorge Bodanzky, Estêvão Ciavatta, Estela Renner, Patrícia Ferreira e Vincent Carelli e mediação de Flávia Guerra.

17h00 – “Amazônia Sociedade Anônima” – Estevão Ciavatta (Brasil, 72 min, 2019, livre) *disponibilizado por 24 horas, até às 17h00 do dia 6/06 (sábado).

19h00 – Debate “Conservação: Ataque ao Meio Ambiente e aos Povos Tradicionais”, com Adriana Ramos, Daniel Azeredo e Sonia Guajajara (liderança indígena nacional – a confirmar), com mediação de Claudio Angelo.

6 de junho (sábado)

17h00 – “A Grande Muralha Verde” – Jared P. Scott (“The Great Green Wall”, Reino Unido, 92 min, 2019, livre) *disponibilizado por 24 horas, até às 17h do dia 7/06 (domingo).

19h00 – Debate “Emergência Climática: desertificação, conflitos e outros impactos imediatos”, com Fernando Meirelles, Paulo Artaxo, mediação de Daniela Chiaretti.

7 de junho (domingo)

19h00 – Debate “System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia”, com Ladislau Dowbor, Ana Claudia Mielke e mediação de Silvio Caccia Bava.

8 de junho (segunda-feira)

19h00 – Debate “Saúde – Como Comunicar em Tempos de Crise Sanitária e Fake News?”, com Douglas Rodrigues, Ana Paula Morales, Amanda Rahra e mediação de Mariluce Moura.

 

Fonte: http://ecofalante.org.br/