Carlos Rittl fala sobre pandemia e a Crise Climática em live da Eco Nordeste nesta quarta-feira

Fortaleza – CE. Na semana em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Agência de Conteúdo Eco Nordeste dá sequência à sua série de lives que visa tratar as diversas vertentes do tema Sustentabilidade em meio à pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta-feira (3), entre 16h e 17h, na segunda live, a jornalista, idealizadora e editora geral da Eco Nordeste, Maristela Crispim, apresenta Carlos Rittl, que tem mais de 25 anos de trajetória na área ambiental, e desde 2005 atua na agenda de mudanças climáticas.

Com o tema “A pandemia e a Crise Climática”, o debate entre Rittl (@carlosrittl), mediado por Maristela, e os expectadores da live será transmitido pelo Instagram da Eco Nordeste (@agenciaeconordeste). Com periodicidade semanal, as transmissões são realizadas às quartas-feiras, a partir das 16h.

Captura de Tela 2020-06-02 às 16.59.53Carlos Rittl

Carlos Rittl é administrador, formado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e mestre e doutor em Ciências Biológicas, com ênfase em Ecologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Ipam).

Possui mais de 25 anos de trajetória na área ambiental, e desde 2005 atua na agenda de Mudanças Climáticas, trabalhando pelo avanço do debate e progresso de políticas públicas sobre florestas, mudanças do clima, energia e sustentabilidade no Brasil e em processos de negociação multilateral, como os da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).

Entre outubro de 2013 e fevereiro de 2020 foi secretário executivo do Observatório do Clima (OC), rede brasileira formada por 50 organizações da sociedade civil. Antes disso, liderou programas e campanhas sobre clima e energia em duas grandes organizações, o Greenpeace Brasil (entre 2005 e 2007), e o WWF Brasil (entre 2009 e 2013).

Foi, também, assessor do Governo Britânico para o tema de Mudanças Climáticas na cooperação entre Reino Unido e Brasil, por meio do Foreign Commonwealth Office, na Embaixada Britânica em Brasília, entre 2008 e 2009.

É conselheiro de quatro organizações brasileiras: Uma Gota no OceanoAmigos da Terra – Amazônia BrasileiraIclei – Governos Locais pela Sustentabilidade; e Fundo Socioambiental Casa.

Desde março de 2020, Carlos Rittl é senior fellow do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade de Potsdam, Alemanha.

Captura de Tela 2020-06-02 às 16.59.37Maristela Crispim

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFC), com um vasto currículo na área ambiental Maristela Crispim conquistou 45 premiações jornalísticas locais, nacionais e internacionais, sendo considerada, em 2014, a jornalista mais premiada do Nordeste, pelo Ranking J&Cia.

Na bagagem traz, ainda, 24 anos de atuação como repórter, redatora, editora, colunista e blogueira do jornal Diário do Nordeste, além de ser professora de Comunicação Ambiental na Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) .

Coordenou, em 2019, a primeira Virada Sustentável na cidade de Fortaleza, evento que realizou 194 ações de Cultura e Sustentabilidade, sob o eixo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 28 locais de Fortaleza.

  • Texto da Colaboradora Liliam Cunha para o Eco Nordeste.  Reproduzido com permissão. 
  • Fonte