Ambientalista, professor da UFRGS e membro do INGÁ, ONG afiliada à APEDEMA, Paulo Brack é um dos entrevistados pelo SUL21 sobre o tema das queimadas. Diz a matéria: “A disputa política é a face menor de toda essa discussão. A prática das queimadas envolve um complexo debate técnico, ambiental, social, cultural e econômico.”
Para Brack, ” é preciso superar a discussão sobre proibir ou legalizar. O ambientalista avalia que nenhuma das duas opções resolve totalmente o problema e defende a busca de alternativas às queimadas.”
Clique aqui e leia a matéria completa no site do SUL21.
De 21 a 24 de abril, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger, OnG afiliada à APEDEMA, proporciona um carnaval especial, integrando os participantes à natureza através de caminhadas, banhos de lago e criação de fantasias elaboradas com materiais coletados na paisagem do Rincão Gaia. Este é a sede rural da Fundação, localizada junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. Clique aqui para saber mais sobre o carnaval. Sobre José Lutzenberger, falecido em 2002, considerado como o “pai do ambientalismo brasileiro” pode-se procurar a obra Sinfonia Inacabada, da jornalista e escritora Lilian Dreyer, publicada com apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. Segundo comentários da Fundação Gaia, a obra ” […]