O Engenheiro Agrônomo e Analista Ambiental Jairo Menegaz também está no páreo para a função de superintendente estadual do Rio Grande do Sul do IBAMA (veja nota anterior no AgirAzul). Menegaz está sendo indicado pela setorial de meio ambiente do PT do Rio Grande do Sul.
Jairo nasceu em 1954 em Passo Fundo, aonde formou-se Agrônomo na Universidade local. Possui especialização latu sensu em Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial pela Universidade de Brasília. Trabalhou na empresa Vida Produtos Biológicos Ltda, fundada por José Lutzenberger, entre 1987 e 1988. Foi diretor do Centro Agrícola Demonstrativo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre entre 1989 e 1991 e foi chefe da divisão de parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente / SMAM da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Jairo também trabalhou no Distrito Federal, aonde foi chefe do Núcleo de Pesquisa e Avaliação do Serviço de Limpeza Urbana SLU/DF, em 1995. Também ocupou funções no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ingressou no IBAMA por concurso público em 2003 no IBAMA aonde exerceu diversas funções. Foi Chefe do Escritório Regional do IBAMA de Caxias do Sul entre 2006 e 2009.
Foi fundador do Partido dos Trabalhadores – PT, sendo delegado no I Encontro Ncional do PT em 2981. Foi candidato a Deputado Estadual no RS em 1982 e a vereador em Porto Alegre em 2020. Foi também vice-presidente da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.
Jairo defende a importância do IBAMA na governança ambiental no atual governo Lula. Defende que o PT seja oxigenado e que abra as portas para “os grandes debates”. Defende que o IBAMA deixe de ser apenas operacional para ser também “um ator importante na elaboração das políticas públicas de meio ambiente”. Constata que nos últimos quatro anos o IBAMA esteve sem direção política e que o órgão deve trabalhar para tornar possível a pauta ambiental junto com a Ministra Marina Silva.
As definições de quem vai ocupar algumas funções federais no Estado devem ocorrer até a próxima semana.