Secretaria propõe prorrogar por um ano mandato de integrantes do Conselho do Meio Ambiente de Porto Alegre

Em reunião do COMAM – Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre realizada nesta tarde (3/8/2023), a presidente dos trabalhos Angela Molin, conselheira suplente e responsável pela assessoria jurídica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, defendeu a prorrogação por um ano do mandato dos atuais integrantes do colegiado. Segundo informou durante a reunião, “no final deste ano, encerram-se os mandatos dos conselheiros”.

Afirmou a presidente substituta do colegiado que “nós temos vários temas que estão iniciados e ainda não finalizados, e possivelmente teremos aí um tempo ainda para finalizar”. Afirmou ainda que “eu gostaria que os conselheiros pensassem sobre a possibilidade de nós prorrogarmos o mandato, para que a gente não perdesse exatamente o fio da meada, como se diz, das coisas que estão acontecendo”.

Para a presidente dos trabalhos, “então, uma prorrogação, ela poderia nos beneficiar em termos de ganhos do nosso trabalho aqui, porque não teríamos uma interrupção com eventual troca de membros.”

Considera que “a gente sabe que entre os membros novos sempre é mais difícil até que começa a se familiarizar com todos os procedimentos, com todas as temáticas que estão sendo discutidas”.

Apoio do secretário – Afirmou que a proposta é endossada pelo secretário Germano Bremm, conselheiro titular, presidente do colegiado e que tem comparecido pouco às reuniões — “Então, eu discuti isso com o secretário e ele entendeu que seria possível, adequado, por meio de uma resolução do Conselho, nós prorrogarmos por mais um ano os mandatos e, com isso, a gente poder finalizar alguns desses temas, algumas dessas temáticas — caso contrário, nós teremos de abrir o processo de eleição, conforme previsto no nosso regimento interno, e daí faremos isso antes do final do ano, para que haja a posse dos novos conselheiros lá no mês de janeiro, fevereiro, como a gente sempre faz do ano seguinte”.

Angela Molin propôs que o assunto possa ser discutido e concluído nas próximas reuniões do colegiado. O conselheiro Paulo Brack, que representa a ONG Ingá, manifestou sua discordância da adoção da prorrogação por um ano e sugeriu que o prazo fosse de três meses, “como vem sendo feito”.

YouTube – Os vídeos das reuniões do COMAM estão disponibilizados pela secretaria neste link.

Veja também

  • Busca das expressões COMAM e Porto Alegre no site AgirAzul.com
  • Página do COMAM no site da Prefeitura de Porto Alegre. Contém a composição e as atas atualizadas das reuniões em 2021, 2022 e 2023. As reuniões são mensais havendo extraordinárias eventualmente.
  • Atuais integrantes do COMAM, conforme site da Prefeitura:

Texto do jornalista João Batista Santafé Aguiar, editor do AgirAzul.com. Para envio de materiais, corrigendas, críticas e sugestões: www.agirazul.com/contatos. Permitida a reprodução com citação da fonte.

Next Post

Justiça libera obras no Harmonia

sex ago 4 , 2023
Abaixo, a íntegra da decisão do Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, da 21a. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, que suspende a liminar concedida pela 10a. Vara da Fazenda […]

Você pode gostar também:

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading