Inicia II Seminário sobre a Lei das Feiras Ecológicas em Porto Alegre

Realiza-se nesta segunda-feira (8/5/2023) o II Seminário sobre a Lei das Feiras Ecológicas que vai debater propostas de textos para o projeto de lei das pretende regulamentar as feiras que vendem alimentos orgânicos em Porto Alegre. Até o momento, as feiras funcionam com base na legislação de ambulantes e de acordos com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e a atual Secretaria de Governança Local e Coordenação Política. A Prefeitura Municipal discute internamente o projeto de Lei e abriu a discussão a propostas da comunidade.

O I Seminário foi realizado em março de 2023 (ver notícia em Brasil de Fato/RS).

O evento desta segunda-feira ocorrerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa entre 9 e 18h e não está prevista a sua transmissão pela internet. É aberto aos interessados.

O Conselho de Feiras Ecológicas de Porto Alegre, que organiza o evento, pretende trabalhar propostas de forma que a nova legislação permita a continuidade de feiras como a FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas ou “Feira Ecológica do Bom Fim”, a pioneira das feiras de alimentação orgânica, que começou a funcionar em 1989 sob os auspícios da Cooperativa Ecológica Coolmeia. O Conselho conta com participantes de produtores e de consumidores das feiras de Porto Alegre.

Serão os seguintes os eixos de discussão: papel e atribuições do Conselho de Feiras e das unidades gestoras — quanto serão enfocados os temas da manutenção da autonomia e da autogestão— , critérios para a entrada e suspensão de feirantes, critérios para inclusão de novos produtos para produtores que já estão nas feiras, sucessão familiar e ética nas feiras ecológicas.

Foram convidados para o evento representantes da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política do Município de Porto Alegre. O CAD — Centro Agrícola Demonstrativo esteve presente no I Seminário.

Redação do jornalista João Batista Santafé Aguiar/AgirAzul. O conteúdo pode ser reproduzido citando-se a fonte. Contatos, envio de materiais e sugestões de fontes aqui

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Centro de Vivências Vale do Ligeiro promove conexão do humano com seres da fauna e da flora

seg maio 8 , 2023
Será um encontro para as pessoas que buscam “giros de recomeços”, “voltas reinventadas” e “reconexões com as raízes individuais e comunitárias. Este será o objetivo do ‘Gira Ligeiro’, que acontece no Centro de Vivências Vale do Ligeiro, localizado em região de extensa mata atlântica intocada no interior do Município de Maquiné, Rio Grande do Sul, de 19 a 22 de maio de 2023. Será um encontro intencional para realizar ações  ecológicas-artísticas-poéticas-dançantes, orientadas para o bem-viver individual e comunitário. Tudo acontece dentro da mata, em meio a um vale protegido por montanhas que abrigam uma natureza abundante e diversa, o Vale […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading