Ministério Público do RS cria Gabinete de Estudos Climáticos e designa para a coordenação a Procuradora de Justiça Silvia Cappelli

Silvia Cappelli. Na foto-destaque acompanhada pelo Procurador-Geral de Justiça Alexandre Saltz. Foto divulgação MPRS

A procuradora de Justiça Silvia Cappelli foi designada pelo Procurador-Geral de Justiça Alexandre Saltz para exercer a função de coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos – GabClima MPRS, que será lançado no seminário “Realidade das mudanças climáticas: os desafios da governança e da reconstrução“, em 22 e 23 de novembro/2023.

As mudanças climáticas estão diante de nós. Não vê quem não quer. O Ministério Público não pode se furtar de acompanhar um assunto que impacta de forma tão direta a vida dos cidadãos”, afirma Saltz.

GABCLIMA

Conforme nota do MP, o Gabinete de Estudos Climáticos será um espaço para estudos, orientações e trocas de quem vivencia o meio ambiente, servindo de bússola para promotores de Justiça que atuam na área ambiental a partir de uma base de dados consistente. Essas informações, organizadas a partir de parcerias com universidades, sociedade civil, governo do Estado, prefeituras e centros de pesquisa, deverão subsidiar a atuação em temas em temas sensíveis, como mapeamento de áreas risco e implementação de políticas públicas sobre o tema.

Conforme a procuradora Sílvia Capelli, “as mudanças climáticas, um assunto que parecia teórico até pouco tempo, são uma realidade para todas as pessoas no mundo inteiro”. Sílvia destaca que o Rio Grande do Sul tem sido acometido por uma série de ciclones e desastres ambientais, que são provocados por questões de clima, mas agravados pela necessidade de prevenção. “Por isso o Ministério Público criou o GabClima, para organizar uma rede de instituições, universidades e pessoas físicas que tenham conhecimento para aportar com medidas práticas de prevenção, adaptação e recuperação frente às mudanças climáticas”, salienta.

Quem é Sílvia Cappelli

  • Procuradora de Justiça Criminal no Estado do Rio Grande do Sul junto à 4º Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS (com a atribuição de proferir pareceres em processos criminais instaurados contra Prefeitos Municipais e outros réus cujos processos tramitam junto ao órgão).
  • Diretora Cultural do Instituto o Direito por um Planeta Verde .
  • Ex-Presidente do Instituto o Direito por Um Planeta Verde .
  • Ex-Presidente da ABRAMPA – Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente.
  • Membro da Comissão de Direito Ambiental da UICN.
  • Professora de Direito Ambiental, possui graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Ecologia Humana pela Unisinos/RS e atualmente cursa Doutorado na Universidade de Buenos Aires.
  • Tem uma extensão produção e vivência na própria criação do Direito Ambiental brasileiro.

Para colaborar com o AgirAzul.com envie mensagem e materiais via página de contatos.

Pagina de Eventos do AgirAzul.com – Você pode incluir seu evento em Eventos AgirAzul disponível em www.agirazul.com/eventos. Para incluir, basta compartilhar o evento incluído na sua Agenda do Google com o endereço da redação do AgirAzul – editor@agirazul.com.

Next Post

Curso de Bioconstrução no Sítio Bandeira Branca, em Maquiné, RS

qua nov 8 , 2023
A Escola de Sustentabilidade do Sítio Bandeira Branca, situado no interior de Maquiné, RS, realizará curso de bioconstrução por três dias, no final deste mês de novembro. Diz Vicente Medaglia que “neste oficina, vamos começar a construir as paredes de nosso salão, além de fazer acabamentos em paredes já construídas”. […]

Você pode gostar também:

Send this to a friend