Glaci Campos Alves completa 80 anos

Foi comemorado neste sexta-feira, 14 de agosto, os 80 anos de vida de Glaci Campos Alves, Engenheira-Agrônoma, que liderou a implantação das pioneiras feiras de produtos orgânicos em Porto Alegre. Foi presidente da Coolmeia e por muitos anos, coordenou o núcleo de educação cooperativista da Cooperativa e o núcleo técnico que realizava a verificação da produção orgânica.

Ao AgirAzul.com, Glaci disse o seguinte: “Na vida, no transcorrer do EXISTIR, precisamos construir -passo a passo- confiança no Bom*Belo e de Luz que todo o ser vivo “HUMANO” possui e combater o oposto. Por tudo isso, nesta longa caminhada de aprendizagem, as questões, valores, relações e fazeres no âmago de todas as ações COOPERATIVISTAS trazem benefícios de SAÚDE INTEGRAL para nós como pessoas e nas sociedades que integramos . Acredito que é no sonhar- pensar-agir e enfrentar as dificuldades é que nós fortalecemos como indivíduos . E o sistema social econômico Cooperativista oportuniza está aprendizagem constante. Eu vivi esta construção criativa junto com as pessoas e considero vivências que geram energias de além de nossa pequenês.”

Vivemos momento de calamidade generalizada, mas a gente tem que continuar sendo otimista — tá meio complicado este nosso Planeta!”, afirmou.

Foto atual do perfil da Glaci no WhatsApp

Segundo Camila Torres Brum, no seu trabalho de conclusão do curso de Museologia, “Glaci Campos Alves começou o curso de Engenharia Agronômica no marcante ano de 1968. Participou de muitas lutas no movimento estudantil contra o imperialismo e as tecnologias duras que vieram por influência da Revolução Verde, já sendo um viés do movimento ecológico, que se tornou mais forte a partir do final da década de 1970. Viveu o movimento hippie, de rebelião da juventude frente a repressão da ditadura brasileira. Passou quase 8 anos na Europa”.

Foto de Erani Mongelos

Ao retornar ao Brasil, integrou-se a Cooperativa Coolmeia.

Assista a histórica entrevista de Glaci Campos Alves Nelson Dias Diehl sobre a história da FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas, criada pela Cooperativa Ecológica Coolméia em outubro de 1989. A entrevista foi realizada em 4 de outubro de 2021, conduzida pela jornalista Vera Mari Damien, e transmitida pela EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais dentro da série de entrevistas chamada de ‘Ambientalistas do Sul’. Na entrevista, os dois detalham também o histórico da certificação participativa da produção orgânica. A realização do projeto é da EcoAgência com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Link para a entrevista

Há citações ao trabalho da Glaci também no site www.coolmeia.com.br, que é um esforço de um grupo de ex-colaboradores da Coolmeia para resgatar a história da entidade.

Veja também:

Conheça Glaci Alves, a mãe das feiras ecológicas de Porto Alegre – Gaúcha ZH

Foram os Consumidores que criaram a primeira feira ecológica – Jornal Já

Pesquisa no Google por ‘Glaci Campos Alves’

Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar  Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Livro de 1912 do patrono do MTG declara o valor da conservação das florestas

sáb ago 17 , 2024
Patrono do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, o santamariense Major João Cezimbra Jacques no clássico livro gaúcho “Assumptos do Rio Grande do Sul”, editado em 1912, em Porto Alegre, traz textos sobre o valor da fauna e da flora gaúchos. A partir da reedição de 1979 proporcionada pelo ERUS – Estante Rio-grandense União de Seguros, coordenada por Lauro P. Guimarães, e um Conselho Editorial formado por Guilhermino Cesar, Lothar Francisco Hessel e Sérgio da Costa Franco, a obra foi trazida ao conhecimento das gerações atuais. A edição de 1979 é um fac-símile de exemplar guardado pelo professor Lothar Hessel. Nota […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading