Foi comemorado neste sexta-feira, 14 de agosto, os 80 anos de vida de Glaci Campos Alves, Engenheira-Agrônoma, que liderou a implantação das pioneiras feiras de produtos orgânicos em Porto Alegre. Foi presidente da Coolmeia e por muitos anos, coordenou o núcleo de educação cooperativista da Cooperativa e o núcleo técnico que realizava a verificação da produção orgânica.
Ao AgirAzul.com, Glaci disse o seguinte: “Na vida, no transcorrer do EXISTIR, precisamos construir -passo a passo- confiança no Bom*Belo e de Luz que todo o ser vivo “HUMANO” possui e combater o oposto. Por tudo isso, nesta longa caminhada de aprendizagem, as questões, valores, relações e fazeres no âmago de todas as ações COOPERATIVISTAS trazem benefícios de SAÚDE INTEGRAL para nós como pessoas e nas sociedades que integramos . Acredito que é no sonhar- pensar-agir e enfrentar as dificuldades é que nós fortalecemos como indivíduos . E o sistema social econômico Cooperativista oportuniza está aprendizagem constante. Eu vivi esta construção criativa junto com as pessoas e considero vivências que geram energias de além de nossa pequenês.”
“Vivemos momento de calamidade generalizada, mas a gente tem que continuar sendo otimista — tá meio complicado este nosso Planeta!”, afirmou.

Segundo Camila Torres Brum, no seu trabalho de conclusão do curso de Museologia, “Glaci Campos Alves começou o curso de Engenharia Agronômica no marcante ano de 1968. Participou de muitas lutas no movimento estudantil contra o imperialismo e as tecnologias duras que vieram por influência da Revolução Verde, já sendo um viés do movimento ecológico, que se tornou mais forte a partir do final da década de 1970. Viveu o movimento hippie, de rebelião da juventude frente a repressão da ditadura brasileira. Passou quase 8 anos na Europa”.

Ao retornar ao Brasil, integrou-se a Cooperativa Coolmeia.
Assista a histórica entrevista de Glaci Campos Alves e Nelson Dias Diehl sobre a história da FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas, criada pela Cooperativa Ecológica Coolméia em outubro de 1989. A entrevista foi realizada em 4 de outubro de 2021, conduzida pela jornalista Vera Mari Damien, e transmitida pela EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais dentro da série de entrevistas chamada de ‘Ambientalistas do Sul’. Na entrevista, os dois detalham também o histórico da certificação participativa da produção orgânica. A realização do projeto é da EcoAgência com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Há citações ao trabalho da Glaci também no site www.coolmeia.com.br, que é um esforço de um grupo de ex-colaboradores da Coolmeia para resgatar a história da entidade.
Veja também:
— Conheça Glaci Alves, a mãe das feiras ecológicas de Porto Alegre – Gaúcha ZH
— Foram os Consumidores que criaram a primeira feira ecológica – Jornal Já
— Pesquisa no Google por ‘Glaci Campos Alves’
Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul