A Prefeitura Municipal de Gramado lançou recentemente o Guia das Aves de Gramado com a descrição de 228 espécies que habitam a região da serra gaúcha. Além da foto da ave, há os nomes científico e popular, características básicas para identificação, como é a alimentação, a categoria da ameaça e o tipo de ambiente natural que habita.

Foram 14 os locais de observação: Capela São Roque, Linha Pedras Brancas, Ponte do Raposo, Parque do Caracol, PNM dos Pinheiros, Estrada da Santinha, Parque das Orquídeas, Lago Joaquina, Lago Negro, dois Pórticos da cidade, Igreja do Quatrilho, Morro da Polenta e Morro Agudo.
Além da identificação das aves da região, a publicação traz textos sobre o histórico de Gramado, as riquezas florísticas, um mini-guia de como observar, registrar e proteger os animais. Também há o ‘manual’ de como usar o guia, locais e dicas para a observação e sobre o que representa ameaças às aves. E, além disto, um índice remissivo para localizar os dados das espécies pelos nomes cientíico e popular.

A publicação foi organizada pelo Biólogo Thiago Henkes, que trabalha na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e também por Rodrigo Ludwig, Pâmela Stéfani Model Pereira, Thaís dos Santos Martins, Lucas Moreno Brito, Herlinho Ianeczek, Vilson Dewes Júnior e Elis Regina Beltram. Houve revisão técnica especializada por parte dos ornitólogos Filipe Augusto Pasa Bernardi e Glayson Ariel Bencke. A titular da Secretaria do Meio Ambiente local, Cristiane Bandeira da Silva, supervisionou todo o trabalho — a gestão municipal é do Prefeito Nestor Tissot, até o final deste ano. A procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan prefaciou a obra.
“Ao utilizar este Guia, você não só contribui para a conservação das espécies da Mata Atlântica, mas também se encanta com a sua estonteante beleza e variedade”, diz o texto de Apresentação. “O fascínio pela observação de aves reside também na oportunidade de aprender sobre as aves, notadamente suas dimensões, formas, cores, comportamentos e vocalizações — coma maior prática, os observadores desenvolvem uma maior percepção, sendo capazes de identificar as aves pelos seus cantos, o que é especialmente útil para localizar espécies raras e camufladas”.
Baixe o arquivo da publicação:
— Guia das Aves de Gramado (2024) Formato PDF original (485 mb)
— Guia das Aves de Gramado (2024) Formato PDF reduzido (57,5 mb) para dispositivos móveis.
Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul