UFRGS realiza Summit em Mudanças Climáticas sexta e sábado, 2 e 3/5


Especialistas vão discutir soluções concretas e ações integradas para a construção de um futuro resiliente, sustentável e justo no enfrentamento das mudanças climáticas

Um ano após a maior tragédia climática da história recente do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza o Summit em Mudanças Climáticas. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de maio de 2025, no Salão de Atos da Universidade (Campus Centro), e reunirá alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos e desafios das mudanças climáticas em um mundo cada vez mais afetado por eventos extremos. A organização informou ao AgirAzul.com que não está planejada a transmissão ao vivo.

O Summit em Mudanças Climáticas surge como um espaço de debate, reflexão e ação em um contexto global em que desastres climáticos se tornam cada vez mais frequentes e intensos, com recordes de temperatura, secas severas, incêndios florestais e inundações. A atividade reunirá 50 especialistas de relevância científica e política para discutir não apenas as causas e consequências das mudanças climáticas, mas também os caminhos para a mitigação de seus efeitos e ações integradas para a construção de soluções sustentáveis.

A Universidade é a organizadora do evento, pois se configura como um dos polos de produção científica mais relevantes do país, atuando em pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas e marcando presença ativa na resposta ao desastre de 2024. Ao assumir a missão de conectar a ciência com a sociedade, promove um diálogo qualificado e acessível e reforça o seu papel como articuladora de conhecimento científico e promotora de ações sociais.

A reitora da UFRGS Marcia Barbosa, o pró-reitor de pesquisa da UFRGS e coordenador do Summit Flavio Kapczinski, e a professora do Instituto de Geociências da UFRGS e coordenadora do Summit Rita Alves escrevem em artigo para o Jornal da Universidade sobre Por que um Summit em Mudanças Climática? Para eles, o evento tem como objetivo construir, de forma multidisciplinar, coletiva e plural, as respostas a essas três questões. “Nos dias 2 e 3 de maio de 2025, quando se completa um ano do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, cientistas de diversas partes do mundo irão elaborar a Carta de Porto Alegre, um documento-resumo de uma política para um futuro resiliente para o nosso estado“, dizem.

Ao final do evento, será formulada a Carta de Porto Alegre, um documento colaborativo com recomendações baseadas na ciência para direcionar esforços na construção de políticas públicas eficazes no enfrentamento da emergência climática. A Carta será um legado do encontro, servindo como base para governos, instituições e movimentos sociais agirem com responsabilidade e compromisso.

Mudanças climáticas e seu impacto

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou o ano de 2024 como o ano mais quente já registrado, com cerca de 1,55 °C acima dos níveis pré-industriais. O aumento das temperaturas, a seca e tempestades mais intensas são todos efeitos das mudanças climáticas. Esses efeitos impactam o dia a dia da população, com o aumento na ocorrência de eventos extremos (enchentes, tempestades e estiagens) e na elevação do custo de alimentos básicos (como o café, cuja safra é afetada pelos eventos climáticos).

Nesse contexto, as inundações que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 não foram um episódio isolado. A ciência alerta há décadas sobre o aumento da intensidade e frequência de eventos climáticos extremos devido ao aquecimento global. No Brasil e no mundo, registros de enchentes, secas severas e tempestades violentas se tornam cada vez mais comuns, impactando milhões de vidas e exigindo ação.

programação do Summit em Mudanças Climáticas inclui painéis sobre eventos extremos, vulnerabilidades, transição energética, biodiversidade, oceanos, cidades resilientes e governança climática. Serão abordadas questões práticas, como a atuação do Ministério Público do Rio Grande do Sul nas enchentes de 2023 e 2024, o impacto das mudanças climáticas na saúde animal, o papel dos oceanos e a transição energética justa.

Cientistas, formuladores de políticas, líderes ambientais e a sociedade civil estarão reunidos para debater soluções e caminhos para um futuro mais resiliente. O evento contará com a presença de figuras de renome, como o pesquisador titular da Cátedra Clima e Sustentabilidade do Instituto de Estudos Avançados da USP Carlos Nobre, a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil Marina Silva, o professor emérito de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas Cesar Victora e a pneumologista pesquisadora sênior da Fiocruz Margareth Dalcolmo, além de pesquisadores de instituições de prestígio do Brasil e do mundo.

Confira a programação completa em: www.climatesummit.com.br/programacao/

Inscrições

O Summit em Mudanças Climáticas 2025 é um espaço para troca de conhecimento, aprendizado e formulação de estratégias coletivas. O evento é aberto a todos, pesquisadores, estudantes, profissionais e público geral interessado no debate climático. A inscrição vai até às 21h desta quinta, dia 2/5

Para se inscrever, basta acessar o site: www.climatesummit.com.br/inscricao

Assine o Canal do AgirAzul.com no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para o AgirAzul

Notícia completa em https://tinyurl.com/m9d8dkhd 

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Voluntários no resgate das enchentes vão trocar experiências dia 6/5, próxima terça-feira

qui maio 1 , 2025
Projeto Pró-Resgates no Guaíba Com o objetivo de aprimorar a resposta a futuras crises climáticas, entidades da sociedade civil promoverão um encontro em 6 de maio, um ano após a cheia do Guaíba atingir o Centro de Porto Alegre. Voluntários que participaram dos resgates na enchente de 2024 serão convidados a dividir suas experiências e discutir coletivamente formas mais organizadas de atuação diante de novos eventos extremos previstos. O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – InGá e o Ser Ação Ativismo Ambiental estão promovendo o “Troca de Experiências nos Resgates das Enchentes no Guaíba”, dentro de um projeto maior chamado […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading