Em correspondência entregue à Coordenação de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual do RS o INGA (www.inga.org.br), a AGAPAN (www.agapan.org.br), ambas associadas da APEDeMA/RS, e o MOGDEMA, solicitam que a instituição acompanhe a intenção da direção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) em promover o corte de cerca de 250 árvores nativas de grande e médio porte na área de entorno do hospital, para a sua ampliação.
As entidades solicitam também a realização de uma Audiência Pública e lembra que “no início da década de 1990, quando da gestão do então Secretário Municipal do Meio Ambiente, Caio Lustosa, foi possível ser readequado um projeto que previa o corte de mais de 100 árvores para tubulação da prefeitura e em função da mobilização de entidades como Cooperativa Coolméia e Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN, foram suprimidas apenas 12 árvores”.
As árvores da região foram plantadas por um mutirão liderados por estudantes de biologia da UFRGS, alguns vinculados a ongs ambientalistas.
Veja a íntegra da documentação entregue ao MP em 20/2/2014 contendo toda a história:
– Árvores do HCPA – Ofício e documentação encaminhada ao MP
Espero que consigam melhorar o hospital mantendo as ás arvores. Vejam o mapa da cidade via satélite e constatem o quanto estamos perdendo em áreas verdes, principalmente na área dos morros da Lomba do Pinheiro e Agronomia com invasoes , pedreiras e queimadas.