CEA indica nova publicação do MMA sobre Educação Ambiental

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), dando seguimento a publicação atinentes a Educação Ambiental, publicou recentemente mais um volume da série Encontros e Caminho, iniciada em 2005, considerada “um marco dentre as produções bibliográficas da Educação Ambiental (EA) brasileira”, segundo o próprio MMA.

Livro-MMA-Encontros-e-Caminhos-CapaSegundo o MMA a “série reúne conceitos apresentados por autores de referência, de modo objetivo, com fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e hermenêuticas, para apoiar a apropriação, o aprofundamento e a tradução dos conceitos”.

O atual volume Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores – Volume 3, encontraremos reflexões sobre a EA como “campo aberto, dinâmico, incompleto e antropofágico. Agora, com este volume, chega-se ao total de 79 conceitos, 12 práticas relatadas e um texto coletivo”, conforme destaca o MMA.

Para o CEA – Centro de Estudos Ambientais, associado da APEDeMA/RS, que participa desde 2005 do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Politica Nacional de Educação Ambiental (PNEA) junto ao MMA/MEC representando o Fórum Brasileiro de Organizações não Governamentais e Movimentos Sociais (FBOMS), as correntes da EA são influenciadas basicamente por duas correntes do pensamento verde: antropocêntrica, que só reconhece o homem (macho, branco e rico) com sujeito de direitos e a não antropocêntrica, que vê o conjunto da natureza como sujeito de direitos.

Alguns artigos da publicação enfrentam esse debate, ainda incipiente no campo da EA no Brasil.

O CEA, recebeu alguns recebemos exemplares para distribuição gratuita entre seu membros, colaboradores, simpatizantes…

Caso alguém tenha interesse, entre em contato conosco para avaliamos a possibilidade de repasse de um exemplar imprenso.

É possível baixar em pdf: http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/101-serie-desafios-da-ea

Previous post Transferida votação do projeto de Lei de Porto Alegre que amplia numero de antenas de celulares
Next post Antenas de Celulares: entidades pedem ao Prefeito de Porto Alegre para retirar projeto da pauta

One thought on “CEA indica nova publicação do MMA sobre Educação Ambiental

  1. gostariamos de um publicação sobre educacao ambiental, seria possivel

Comments are closed.

Send this to a friend