Um olhar para Canela



A iniciativa foi tomada como forma de chamar a atenção para o potencial desta área verde que representa uma relevante paisagem natural à disposição da população. Trata-se de um conjunto paisagístico com grande potencial para que a população estabeleça vínculos com o meio ambiente dos Campos de Cima da Serra, preservado em pleno centro urbano de Canela. Esta situação motivou o encontro, que teve o patrocínio do COMDEMA da Prefeitura Municipal de Canela.
Foi uma oportunidade para os participantes tomarem contato com os elementos fundamentais da paisagem através da sua própria sensibilidade. Jorge Herrmann, graduado em Desenho pela UFRGS, vem realizando este curso há mais de dez anos, em diversos municípios do RS, como Torres, Farroupilha, Taquara, Pantano Grande (Rincão Gaia) e em Porto Alegre, onde acontece regularmente há cinco anos, no Jardim Botânico.
Para ele, a degradação ambiental e a perda de contato com a natureza, estão na raiz dos problemas sociais que hoje vivenciamos. As paisagens, quando degradadas, deixam de oferecer acolhimento. A consequência disso é a perda da noção de pertencimento e a desestruturação do tecido social.
Durante o curso, que aconteceu ao ar livre, em meio às belas paisagens do PARQUE DO PALÁCIO, os participantes compartilharam o mesmo olhar sobre a natureza, percebendo com muita clareza o resultado positivo que experiências desse tipo são capazes de provocar, coletivamente e individualmente.
Fonte: Assecan