O Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS) apoiado pela Fabico/UFRGS, Agapan e InGÁ, convida todas e todos para a exibição do documentário “Juruti Velho”, na próxima terça-feira, 18 de agosto, 19h, no auditório da Fabico/UFRGS, anexo I do Campus Saúde, auditório 3 (rua Ramiro Barcellos, 2705, Porto Alegre, RS)(veja no mapa)
O vídeo traz a resistência das comunidades deste município situado no oeste do Pará, frente à implantação da mineradora Alcoa, que tomou 85 km quadrados de floresta. Os convidados para o debate são: a jornalista e diretora do documentário Karine Emerich e o jornalista e ex-assessor do INCRA Wálmaro Paz.
Interessados/as em saber mais sobre o conflito em Juruti Velho podem conferir a tese de doutorado de Luis Otávio do Canto, defendida em 2012 no PGDR/UFRGS. O trabalho foi vencedor em votação realizada durante o 7º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
A Terça Ecológica, promovida pelo NEJ-RS, é um evento que reúne especialistas em determinado tema ambiental para debates abertos ao público.