CEA fala sobre o desastre de Mariana

Captura de Tela 2016-02-17 às 07.48.58
Antonio Soler dá aula de Direito Ambiental

O CEA – Centro de Estudos Ambientais, de Pelotas/Rio Grande, participou do programa Contraponto de TV FURG, coordenado pela jornalista Karla Lobato, em 07.12.2015, sobre o desastre ambiental da Samarco. Nesta terça, 16/2/2016, link para cópia digital da transmissão foi disponibilizada.  Pela entidade, compareceu o Advogado Antonio Soler.

Mais de cem dias após o desastre ambiental provocado pela Samarco, empresa controlada pela Vale e BHP Billiton, ainda não foi adotada nenhuma medida eficaz e efetiva, seja por tal mineradora, seja pelo Poder Público para, não falamos nem mitigar os impactos significativos do rompimento da barragem, mas sim frear o seu avanço.

O CEA destacou a responsabilidade legal de tal mineradora e o fato de que o rompimento da barragem que matou pessoas e parte da biodiversidade local, gerando gigantescos impactos sociais e danos ambientais irreversíveis, comentando sobre o papel do licenciamento ambiental nesse cenário.

Assista aqui.

Print Friendly, PDF & Email

Next Post

Artigo: A ciência, a tecnologia, as despreocupações e alguns interesses objetivos

qua mar 2 , 2016
Em artigo publicado na Revista Opiniões, o Engenheiro Agrônomo e  presidente da Agapan, Leonardo Melgarejo, e José Maria Guzman Ferraz, Professor de Agroecologia da Unicamp, destacam que “a influência dos mercados e a pressão dos interesses econômicos açodam competições e vêm determinando rápida sucessão de itens oferecidos à sociedade, tanto bens […]