Curicaca denuncia graves riscos ao Parque de Itapeva com possível remoção do gestor
A reunião com a diretora do Departamento Liana Barbizan Tissiani, Engenheira Florestal, ocorreu na última sexta-feira (24/2/17) . O Instituto Curicaca está chamando uma reunião emergencial com as instituições e pessoas que atuam junto à Unidade de Conservação para avaliarem a situação e definirem o que poderá ser feito a respeito.
No texto divulgado pelo Curicaca, afirma-se que “o que se espera, é que a reunião entre a diretora do DBio e o gestor tenha tido apenas um caráter de sondagem”. Considera ainda, o Curicaca, no texto, que “neste momento há muitos trabalhos o Parque coordenados por ele que não podem ser interrompidos“.
Pedido no Avaaz
O Instituto Curicaca ainda criou uma petição no site Avaaz com o título: “Secretária de Meio Ambiente Ana Pellini (RS): Contra a remoção do Biólogo Paulo Grübler da gestão do Parque de Itapeva”.o.
Na justificativa, é afirmado: Alguns conflitos recentes, sobre os quais as decisões beneficiaram a biodiversidade, descontentaram políticos locais que representam setores
desenvolvimentistas predadores. Pressionada por eles, a Diretora do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável resolveu realocar o Biól. Paulo Grübler, como se removesse uma pedra que atrapalha o caminho. Ele não tem interesse em sair e, muito pelo contrário, quer continuar fazendo cada vez mais e melhor pelo Parque, a biodiversidade e as comunidades que vivem em sua Zona de Amortecimento. Mudanças na gestão de UC motivadas por interesses políticos setoriais não são aceitáveis e, inclusive, colocam em risco todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação ‐ SNUC.