Lançamento de vídeo inédito com palestra de José Lutzenberger sobre a Teoria de Gaia

WhatsApp Image 2020-08-15 at 16.50.51
Fotograma do vídeo

O projeto Lutz Global, liderado pela historiadora Elenita Malta, colocará à disposição do público a partir do dia 19/8, quarta-feira, a gravação inédita em vídeo de palestra do ambientalista José Lutzenberger sobre a ‘Teoria de Gaia“.

Em abril de 1989, Lutzenberger foi convidado pelo ambientalista Edward Goldsmith a palestrar em inglês sobre o conceito de Gaia, em evento na localidade de Enscherange, na região de Kiischpelt, ao norte de Luxemburgo.  Edward Goldsmith foi o editor e editor fundador do The Ecologist.

WhatsApp Image 2020-08-15 at 16.50.51 (2)
Fotograma do vídeo – o evento ocorreu em Luxemburgo.

Na visão de Lutzenberger, o conceito de Gaia, concebido por James Lovelock e Lynn Margulis, nos anos 1970, poderia ser a base de uma nova ética para a humanidade refazer seus caminhos no planeta Terra, ou Gaia – que é como é chamada na mitologia grega, a Mãe-Terra. Para ele, somente se compreenderem a complexidade das inter-relações que compõem Gaia os seres humanos teriam a chance de continuar sobrevivendo como espécie.

Lutz sobre o evento:  “Fui convidado a fala sobre um novo conceito ecológico, o conceito de Gaia, que pode nos dar as bases para uma nova ética que nos fará comportar de uma maneira compatível com a vida nesse planeta.  Desde 1960, com naves espaciais deixando o planeta, tivemos uma nova imagem do planeta como uma espaçonave com os humanos como passageiros. Essa é uma boa imagem, mas não é suficiente. Há mais nisso do que ser apenas passageiros”.

Elenita informou ao AgirAzul.com que outros materiais poderão ser disponiblizados. O Projeto Lutz Global conta com o apoio do Acervo Lutzenberger e da família do ambientalista.

Estreia no YouTube

  • A Teoria de Gaia, com José Lutzenberger, dia 19/8/2020, quarta-feira, a partir das 20h.

Sobre o vídeo

O vídeo foi originalmente gravado em VHS, convertido para DVD e, na sequência, para MP4. O esforço e custeio para esse trabalho de recuperação do audiovisual faz parte do projeto de pesquisa “Lutzenberger Global: Um mediador entre o ambientalismo brasileiro e global (Déc. 1980-1990)“, financiado pelo CNPq.

Créditos:

  • Edição do áudio: Ormando M. Neto
  • Edição do vídeo no Youtube: Elenita Malta Pereira (coordenadora do projeto)
  • Transcrição e Tradução da palestra para o português: Débora Nunes de Sá (bolsista Voluntária)
  • Duração: 32 minutos
  • Linguagem original: Inglês
  • Revisão da transcrição em inglês: Lilly Lutzenberger
  • Legendas em português
  • Legendagem e revisão: Sara Rocha Fritz (bolsista de Iniciação Científica do CNPq)

Lutz Global

 

Texto de divulgação do Projeto Lutz Global, com edição e acréscimos da Redação do AgirAzul.com

 

Novidade no AgirAzul.com – Inclua seus eventos na Agenda AgirAzul.com. É um serviço gratuito. Veja em www.AgirAzul.com/agenda.