A TV Manchete, já extinta, transmitiu em 1989 uma edição Especial do Programa Estação Ciência, produzido pela UNB – Universidade de Brasília, sobre a Origem dos agrotóxicos e as alternativas agroecológicas. O material estreiará no YouTube nesta quinta-feira (22/10/2020), às 20h no canal LutzGlobal e poderá ser visto depois desta data no mesmo endereço.

Na primeira parte, o episódio mostra uma matéria sobre a origem dos agrotóxicos, ligada às grandes guerras, aos danos que provoca na saúde e no meio ambiente. Em entrevista, o engenheiro agrônomo e florestal Sebastião Pinheiro fala do surgimento dos primeiros agroquímicos, na Primeira Guerra Mundial. Na guerra do Vietnã, foi usado o Agente Laranja, causador de imensa destruição no país. Pinheiro alerta para o potencial carcinogênico dos agrotóxicos, recomendando muito cuidado em seu uso, porque esses produtos são mesmo armas.

No segundo bloco do programa, o controle biológico é defendido como alternativa aos agrotóxicos. Para Tião, quem lida com controle biológico busca eliminar as causas dos problemas na agricultura, o que significa liberdade. Pesquisas científicas com controle biológico são alvo da reportagem.

Na terceira parte, o programa mostra a experiência da Cooperativa Coolmeia, criada em 1978, em Porto Alegre, e que funcionou até 2000. A produtora e engenheira agrônoma Glaci Campos Alves, uma das integrantes da Coolmeia, é entrevistada, destacando o trabalho de regeneração do solo, a policultura e associação de plantas, a conservação de plantas nativas como vantagens da agricultura ecológica.

No final, o programa mostra uma plantação de morangos no Sul do Brasil que, no passado, o produtor usou agrotóxicos, mas devido às desvantagens, mudara para o controle biológico, havia cinco anos. Em suas palavras: “não compensa. A natureza traz o que nós precisamos“.

Este vídeo foi cedido em DVD pela jornalista Lilian Dreyer ao Lutz Global. Trabalho de arquivo e transcrição da Vidicom.

Serviço e Ficha Técnica

  • Vídeo disponível a partir de 22/10/2020, 20h, no canal LutzGlobal, no YouTube: https://youtu.be/YRbvpL9NFYU
  • Duração: 27 minutos
  • Conversão do DVD em arquivo MP4 e edição no YouTube: Elenita Malta Pereira
  •  Edição do áudio: Ormando M. Neto
  • Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Lutzenberger Global: Um mediador entre o ambientalismo brasileiro e global (Déc. 1980-1990)“, que contou com apoio do CNPq.
  • Para saber mais sobre a Cooperativa Coolmeia: www.coolmeia.com.br.
  • Para saber mais sobre José Lutzenberger e nosso projeto de pesquisa: http://lutzglobal.com.br