Ambientalistas perdem um grande companheiro: Aziz Ab’Saber

“O geógrafo Aziz Ab’Saber morreu às 10h20 de sexta-feira (16), segundo informou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade da qual foi presidente e era conselheiro. Aos 87 anos, Ab’Saber desenvolvia até o dia anterior trabalhos no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). O acadêmico morreu na casa dele, em Cotia (SP). O local e o horário do sepultamento ainda não foram definidos pela família, que aguarda a liberação do corpo pelo Instituto Médico-Legal.

Atento aos temas em discussão no país, defendia causas ambientalistas e era um dos críticos do texto do novo Código Florestal, em discussão no Congresso.”

Leia esse artigo completo no Sul21.

“São Paulo – Na última quinta-feira (15), o professor de geografia da Universidade de São Paulo (USP) Aziz Ab’Saber deixou sua residência na cidade de Cotia, região metropolitana de São Paulo, rumo ao escritório da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na região oeste da capital paulista.

Em sua bolsa, trazia um DVD que reunia toda sua obra consolidada, de 1946 a 2010, que deixou na secretaria da entidade. Seu objetivo era evitar a perda de documentos e imagens que reuniu ao longo da vida, uma preocupação que já o incomodava há alguns anos.

Com o disco, havia uma dedicatória: “Tenho o grande prazer de enviar para os amigos e colegas da universidade o presente DVD que contém um conjunto de trabalhos geográficos e de planejamento elaborados entre 1946-2010. Tratando-se de estudos predominantemente geográficos, eu gostaria que tal DVD seja levado ao conhecimento dos especialistas em geografia física e humana da universidade”.

Um dia depois de deixar o disco na SBPC, Ab’Saber faleceu em sua casa, aos 87 anos, vítima de um provável ataque cardíaco. A história, contada pela jornalista Viviane Monteiro, do Jornal da Ciência, órgão da SBPC, é um alento para aqueles que temem que, junto ao desaparecimento de grandes personagens da cena brasileira, desapareça também seu espólio intelectual.”

Leia essa matéria completa em Carta Maior.

Aziz, a luta continua!

Next Post

Novidades da MiraSerra

seg mar 19 , 2012
Mira-Serra, ONG filiada à APEDEMA/RS, divulga seu calendário de eventos em seu blog. Além das atividades passadas, que incluíram: dia 01 – Lançamento da Frente parlamentar em Defesa dos Animais (PoA), representando a APEDEMA/RS, dia 06 – Diálogo Florestal (PoA), bem como reunião do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. […]

Você pode gostar também:

Send this to a friend