Cordão humano bloqueia acesso a canteiros de obras de Belo Monte

O trabalho nos cinco canteiros de obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), foi interrompido no começo desta manhã por um cordão composto por trabalhadores e manifestantes de movimentos sociais insatisfeitos com a construção da usina e as condições de trabalho. Eles fecharam a saída de Altamira para a Rodovia Transamazônica que leva aos canteiros nos sítios Belo Monte, Pimental, Canais e Diques e às unidades de infraestrutura e de porto e acesso. O cordão impediu a partida dos ônibus desde as 4h até as 9h.

Leia esse artigo completo no SUL21.

A discussão sobre Belo Monte tem pautado muitas ações e cybermobilizações de ONGs filiadas à APEDEMA/RS. Veja algumas postagens em:

AGAPAN: Belo Monte: Proteja a Amazônia seus povos e suas espécies — assine a petição

CEA: Enquanto isso em Belo Monte..

INGÁ: INDÍGENAS e Belo Monte

NAT: Amigos da Terra em seminário sobre Belo Monte

OS VERDES de Tapes: Belo Monte, anúncio de uma guerra.

 

A foto abaixo é de uma Manifestação congregando diversos Movimentos Sociais de Porto Alegre, dentre eles, ONGs filiadas à APEDEMA/RS. Em primeiro plano militantes do INGÁ e do  NAT.

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

SEMA e FEPAM: órgãos ambientais sob fogo cruzado

qua abr 4 , 2012
FEPAM Alvo de críticas e expectativas constantes, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) vive a mercê de pressões para acelerar processos de licenciamento, ataques e desqualificação da imagem da instituição promovidos por interesses econômicos que almejam que a proteção ambiental se consuma em burocracia. Como se isso não bastasse, houve um incêndio no prédio onde funciona boa parte do Sistema Estadual de Proteção Ambiental em Porto Alegre. Além da FEPAM foram atingidos parte da Metroplan, Fapergs e SEMA, no dia 27/03/2012 e o prédio foi interditado para perícia. Paralelo a isso, os funcionários da  (FEPAM) querem garantias de segurança para retornar a trabalhar […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading