Enchentes no RS e mudanças climáticas serão temas de evento na UFRGS nesta sexta, 14

Conferência encerra projeto “RS: Resiliência & Sustentabilidade”, promovido pelo governo federal em cooperação com a FESPSP. As inscrições já estão encerradas.

Com a presença da economista Sara Ahmed, conselheira do V20, grupo de países mais vulneráveis às mudanças do clima, e da diretora de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Inamara Mélo, realiza-se, em 14 de março (sexta-feira), a partir das 9h, a Conferência Científica de encerramento do projeto RS: Resiliência & Sustentabilidade, promovido pela então Secretaria para Apoio à Reconstrução do RS (SERS), hoje extinta, do governo federal, em cooperação com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Fruto de uma cooperação entre a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS), do governo federal, e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), foram apoiadas dez linhas de pesquisa das universidades federais gaúchas sobre temáticas relacionadas à resiliência frente a desastres climáticos e à sustentabilidade econômica e social.

O Governador do Estado do RS foi convidado mas até o momento (15h40min de 13/3/2025) não confirmou e nem nomeou representante, diz a organização. Comentário do editor: os dois lados, Governos Estadual e Federal, continuam alimentando a polarização, já observado nos meses de enchente em 2024.

Transmissão

O evento será totalmente transmistido pela internet neste endereço.

Projeto

Maneco Hassen, que foi secretário-executivo da SERS e atualmente chefia o escritório de representação do governo federal no RS, explica que o projeto foi pensado para servir como um legado de reflexões sobre as perspectivas do RS frente à nova realidade de mudanças climáticas. “O desastre que vivemos há quase um ano foi paradigmático de uma mudança de era. Existem vários indícios de que a mudança do clima já está interferindo em vários aspectos da vida das pessoas e da economia gaúcha. É preciso pensar sobre isso e não ter medo de assumir as condutas necessárias para enfrentar esse problema, sempre com foco nas pessoas e na sociedade”, diz. Para Maneco, os cientistas precisam ser chamados a investigar, refletir e falar, apontando caminhos de superação dos danos potenciais desta nova realidade do clima. “Essa é um pouco a síntese desse projeto, que iniciamos ainda na SERS e que está gerando os seus resultados agora. O mais importante, eu acho, é que são cientistas gaúchos, professores em nossas universidades federais, que estão falando”, arremata.

A Conferência Científica de encerramento do projeto ocorrerá durante todo o dia 14 de março (sexta-feira), no salão de atos da UFRGS, e contará com um painel de abertura com uma das principais autoridades mundiais em mudanças do clima, a economista filipina Sara Ahmed, conselheira do V20. Estará presente, também, para o painel de encerramento, a diretora de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Inamara Mélo, ex-secretária de Meio Ambiente de Pernambuco. Entre a abertura e o encerramento, os professores pesquisadores apresentarão seus artigos para o público presente.

A programação completa pode ser acessada no site rs-resiliente.com.br.

Redação do Jornalista João Batista Santafé Aguiar com material de divulgação.  Assine o Canal do Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo no WhatsApp – todas as notas publicadas aqui e algumas mais no seu celular. Link para contatos e envio de materiais para neste link.

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Curicaca convida para a palestra “As cicatrizes feitas no Pampa pela omissão pública com o Cadastro Ambiental Rural”, apresentada pelo por Alexandre Krob no primeiro painel do FIMA 2025

qui mar 20 , 2025
“As cicatrizes feitas no Pampa pela omissão pública com o Cadastro Ambiental Rural”. Este é o título da palestra que o Instituto Curicaca apresentará às 14h, em 26 de março, próxima quarta-feira, no 13º Fórum Internacional do Meio Ambiente (FIMA). O evento deste ano terá como tema principal “Bioma Pampa: Clima, Conservação e Atividades Econômicas”. Alexandre Krob, coordenador técnico do Instituto Curicaca, participará do primeiro painel, “Panorama para a regularização ambiental no Pampa para os próximos anos“. Os demais debatedores serão IBAMA, Farsul e Procuradoria Geral do Estado (RS). Desse conjunto, espera-se entender o porquê de um longo boicote do […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading