A jornalista Daniela Sallet e a Zapata Filmes irão lançar no primeiro semestre de 2014 o documentário intitulado Substantivo Feminino sobre a vida e a importância da obra das grandes damas do ecologismo Magda Renner e Giselda Castro. Ambas atuaram na ADFG – Ação Democrática Feminina Gaúcha, transformada por elas mesmas e os associados no Núcleo Amigos da Terra Brasil, integrante da Federação Internacional dos Amigos da Terra, e associada da APEDeMA/RS. Segue o texto, fotos e o link para o ‘trailer’ de 5 minutos do filme que terá 70 minutos de duração – o material divulgado já inclui partes dos depoimentos de Antenor Ferrari, Celso Marques, Káthia Vasconcellos Monteiro, Fábio Feldman, Roberto Smeraldi, José Truda Palazzo Jr, Germano Bonow, Gislene Monticelli e familiares das duas.

Substantivo Feminino é o título do longa-metragem documental que resgata a história de duas mulheres pioneiras e fundamentais para a militância ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil. Mais do que isso, a atuação de ambas tive inserção internacional no movimento em defesa do meio ambiente.
Integrantes de famílias tradicionais e com trânsito nos meios políticos e sociais, Giselda Castro e Magda Renner eram mães quando se depararam com causas que as mobilizaram para além dos limites domésticos. E não se calaram diante de ações que ameaçavam o Meio Ambiente, os animais e as pessoas.

As ativistas começaram em 1964, promovendo ações de cidadania junto à população carente e desinformada na Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG). Pela atuação de Giselda e Magda, a ADFG se tornou o braço brasileiro da Friends of the Earth (Amigos da Terra). A organização internacional de proteção ao Meio Ambiente tem representações em mais de 70 países. A partir de então, as duas percorreram o mundo em conferências internacionais, na ONU e no Banco Mundial.

Substantivo Feminino tem depoimentos de ativistas brasileiros e de estrangeiros que conviveram com Magda e Giselda nas mobilizações internacionais. O filme marca a estreia da Daniela Sallet Produções no cinema documental. Com codireção de Daniela Sallet e Juan Zapata, reúne um grupo de profissionais com currículo consolidado do mercado audiovisual: o cineasta Frederico Pinto; os diretores de fotografia Edson Gandolffi , Pablo Rosa e Pablo Chasseraux; o montador Daniel Dode; o compositor Leo Henkin e o engenheiro de som Kiko Ferraz. A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2014, quando o Núcleo Amigos da Terra – NAT Brasil – completa 50 anos.
- Veja o trailer do documentário, trazendo excertos dos depoimentos de familiares, ambientalistas e políticos: http://www.youtube.com/watch?v=KFoWg1qZsSs
Ficha Técnica:
- Título: Substantivo Feminino
- Ano de produção: 2014
- Idioma original: Português
- Duração: 70 min
- Formato de captação: DV/HDV
- Direção: Daniela Sallet e Juan Zapata
- Roteiro e Produção: Daniela Sallet
- Direção de Fotografia: Edson Gandolffi, Pablo Rosa, Pablo Chasseraux
- Som Direto: Fabio Ott, Theo Portalet
- Imagens: Daniel De Bem
- Imagens de Arquivo: RBS TV, TVE RS
- Montagem: Daniel Dode, Frederico Pinto
- Montagem Vídeo Promo: Daniel Dode
- Tradução: Maiara Viegas
- Legendas Vídeo Promo: Ricardo Azevedo
- Trilha: Leo Henkin
- Supervisão de som: Kiko Ferraz
- Produção: Daniela Sallet Produções e Zapata Filmes
Fonte: http://danielasalletproducoes.com/substantivo-feminino/