AGAPAN participou do desfile de carnaval em Porto Alegre

 

Zoravia e Adriane
Artista Plástica Zoravia Bettiol e a Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Zoravia Bettiol, artista plástica e integrante da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), foi destaque como a deusa grega Demeter, no carro alegórico Agricultura Familiar – Pequena Propriedade Rural da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel, de Viamão,  no desfile de rua de Porto Alegre na madrugada de sábado para domingo (6 para 7/2/2015).

A artista criou sua fantasia, uma interpretação da deusa olímpica da agricultura e das plantações. Ela usou tons terrosos e há detalhes com trigo e uva estilizados.

Demeter, a deusa grega da agricultura, das plantações, das colheitas e das estações do ano, era filha de Cronos e Réia. Ela p

agapan no carnaval de porto alegre
À esquerda Liana Galant e no primeiro plano Maria Melgarejo

ropicia os bens terrestres e seus atributos são o trigo e o narciso e seu pássaro é o grou.

Atualmente, Demeter se insurge contra os agrotóxicos e os transgênicos e luta, juntamente com os ambientalistas, para trazer harmonia na natureza e bem-estar e saúde para os seres humanos.

ECOCARNAVAL

Assim como Zorávia, integrantes e simpatizantes da Agapan participaram da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel, de Viamão, no Carnaval 2016 de Porto Alegre.

Com o tema Brava Gente Brasileira: As Mãos Que Alimentam a Nação Brasileira, a Unidos da Vila Isabel entra na avenida na noite de sábado para domingo (6 para 7/2, às 2h) com quase 1.500 componentes, quatro carros alegóricos e 19 alas, sendo a ala “Brasil, Terra Abençoada” tem como integrantes os ambientalistas da Agapan. Já a Bateria, com 180 ritmistas, há quatro anos é eleita a “Bateria nota 10”.

“A Agapan se sente honrada pela oportunidade de participar do evento mais representativo da cultura popular brasileira, através de uma escola com a importância da Unidos da Vila Isabel, mais ainda porque a Escola traz no seu enredo o tema da agricultura familiar, da agroecologia, da alimentação limpa e da reforma agrária, homenageando um amigo de todos que defendem essas causas, o saudoso ex-deputado Adão Pretto”, destaca o presidente da Associação, Leonardo Melgarejo.

Adriane Zoravia Leonardo
Adriane, Zoravia e Leonardo

 A seguir, texto do presidente da Associação:

Mas afinal me diga porque,
insiste em prevalecer a produção que envenena e mata…”

A Escola Unidos da Vila Isabel trouxe para o carnaval gaúcho deste ano, com sua coragem e alegria, os temas delicados da Agricultura Familiar, da Produção de Alimentos Saudáveis, da Reforma Agrária e da Agroecologia. Mostrou, com a humildade e o despojamento honestos de uma escola enraizada no povo, em um desfile alegre e comprometido, que estas questões são atuais e merecem atenção geral. A Escola homenageou um homem do povo, um homem que saiu das barracas de lona preta e se tornou referência na Câmara Federal.  Adão Pretto, uma voz forte e clara na defesa de pessoas modestas e despojadas, sempre revelando a indignação de quem vê, mas não entende por que “insiste em prevalecer a produção que envenena e mata,… se existe neste lugar quem faça com o coração, caleja as mãos e alimenta a alma.”

A AGAPAN se orgulha e agradece pela oportunidade de cantar com a Vila Isabel a música mais linda das passarelas deste ano. Participar deste ato politico, incorporado à maior festa popular brasileira, marca a história de nossa entidade e reforça nossos compromissos com A VIDA SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR.

Como mostra a crise ambiental que acaba de derrubar milhares de árvores em nossa cidade, como revelam as denúncias do Coletivo A Cidade Que Queremos, as facilidades e os destaques assegurados a interesses privados e a invisibilidade oferecida às denúncias trazidas com simplicidade e alegria, pela Vila e tantos outros cidadãos de nosso Estado, dificultam, mas não impedirão que os gaúchos se ergam pelo apoio à agricultura familiar… “ gente humilde que sempre quis.. igualdade e fartura a todos, energia do povo, agricultura do país”.

Agradecemos ao presidente Cléber e a todos e todas da Vila Isabel, pela honrosa  oportunidade de estar com eles e assim reforçar nossa consciência de que cabe a todos……”cultivar, cuidar, amar, colher … a esperança do amanhecer”.

      Texto de Leonardo Melgarejo, Presidente da Agapan

Edição sobre textos de Adriane Bertoglio Rodrigues

Anúncios

Deixe um Comentário