A Explosão em Beirute e os agrotóxicos: discussões necessárias a partir do jornalismo

Sebastião Pinheiro fará live nesta terça-feira, 25/8/2020, sobre “A Explosão em Beirute e os agrotóxicos: discussões necessárias a partir do jornalismo”. O material químico que explodiu na capital do Líbano arrasando metade da cidade é utilizado na fabricação de agrotóxicos e de bombas de guerra. A ilação será desenvolvida pelo Engenheiro Agrônomo e Florestal Sebastião Pinheiro.

A live é promovida pelo Núcleo dos Ecojornalistas do RS – NEJRS e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (GPJA), ligado ao Pós-Graduação em Jornalismo da FABICO/UFRGS.

O tema surge a partir de provocações publicadas no Observatório de Jornalismo ambiental, página do GPJA que compartilha, semanalmente, análises que problematizam a cobertura jornalística sobre o meio ambiente.

Em 4 de agosto, quase 3 mil toneladas de nitrato de amônio explodiram num armazém no porto de Beirute, deixando 137 mortos e mais de 5 mil feridos (dados da BBC Brasil), arrasando metade da cidade. A substância é utilizada em fertilizantes sintéticos, mas também, na fabricação de explosivos.

Sebastião Pinheiro, elucidará questões pouco abordadas pelo “jornalismo tradicional ou hegemônico”, dia a nota de divulgação do evento. Sua exposição permitirá compreender as relações entre os fertilizantes e agrotóxicos – por ele qualificados como produtos da guerra -, desastres como o que ocorreu no Líbano e os impactos do uso desses produtos em larga escala vida cotidiana.

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Next Post

Minimanual para cobrir as mudanças climáticas será lançado segunda, virtualmente

qua ago 26 , 2020
 Na próxima segunda-feira (31/8/2020), será lançado virtualmente o “Minimanual para cobertura jornalística de mudanças climáticas”. A atividade será realizada às 18 horas por transmissão ao vivo na página do Facebook do Observatório do Clima (OC). Participarão a jornalista e autora do livro Diário do Clima, Sônia Bridi, e da Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Andrea Santos. A mediação será do coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, Claudio Ângelo. O minimanual tem organização das pesquisadoras Márcia Franz Amaral, Eloisa Beling Loose e Ilza Maria Tourinho Girardi. A publicação tem como objetivo evidenciar a urgência e necessidade de discutir a cobertura da crise climática. Destinado […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading