Arborização urbana: marcada assinatura do plano de ação entre Prefeitura de Porto Alegre e CEEE Equatorial

1

O Ministério Público do RS marcou para o dia 4 de abril, 16h, a assinatura de um plano de ação integrado entre o Município de Porto Alegre, a CEEE Equatorial. A redação final teve a interveniência do Ministério Público – Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre — e da SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O teor do documento que poderá tratar da arborização urbana e fiação elétrica nas vias públicas de Porto Alegre não foi divulgado. A construção do documento não contou com a colaboração da sociedade civil.

A assinatura irá ocorrer em sala de reuniões do CAOMA – Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, torre norte da Sede da Procuradoria-Geral da Justiça. Será solicitado o comparecimento da Secretária Estadual do Meio Ambiente e do Superintendente Técnico da CEEE Equatorial.

O encontro que chegou a um consenso sobre o texto do plano ocorreu dia 11/3/2024 com a participação do Ministério Público, do diretor de Energia da SEMA, Rodrigo Huguenin; o Secretário Municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre – SMSurb, Marcos Felipi Garcia; e do chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre — SMAMUS, Joaquim Cardinal; do Superintendente Técnico, Gerente Jurídico e procuradores da CEEE Equatorial. Todas as partes compareceram acompanhados das respectivas equipes técnicas. Diz relato da reunião: “Os trabalhos foram iniciados a partir da minuta elaborada pela CEEE e contraposta pelo Município, sendo as disposições, uma a uma, debatidas pelas partes, com vistas a se chegar a um termo de consenso. Após amplo debate a respeito, as partes, com a intervenção do Ministério Público e da SEMA, chegaram a bom termo a respeito do teor do plano de ação, o qual foi validado por todos”.

A SBAU — A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, por correspondência circular de fevereiro, colocou-se à disposição para promover um diálogo construtivo entre todos os envolvidos na gestão da arborização urbana, o que inclui concessionários de energia elétrica, órgãos públicos, comunidades e especialistas, no sentido de incentivar práticas sustentáveis no manejo de áreas verdes nas cidades. A diretoria da SBAU entregou o ofício diretamente ao MP em 13/3, manifestando o interesse em participar das reuniões seguintes. Não houve qualquer retorno para a instituição.

O INGÁ – Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, em correspondência entregue ao MP em 7 de fevereiro, fez extensas considerações sobre a falta de oportunidades de a sociedade civil colaborar na confecção de políticas públicas sobre a arborização urbana em Porto Alegre, constatando haver um “apagão” na gestão ambiental e a falta de implantação do Plano Diretor de Arborização Urbana. Ao final, a entidade solicitou que fosse oportunizada consulta à sociedade sobre problemas relacionados com a arborização e os eventos extremos ligados às mudanças climáticas ou a realização de uma audiência pública. Não houve retorno ao Ingá sobre as solicitações ou sugestões.

Veja também:

— 2024-02-08 — Ambientalistas reivindicam mais debate na poda e gestão das árvores na Capital – Matéria do jornalista Luciano Velleda para o site Sul21.

— 2024-02-07 — InGá pede que comunidade seja ouvida sobre a arborização. Matéria do jornalista João Batista Santafé Aguiar para o AgirAzul.com.

— 2024-01-18 — Arborização urbana volta ao debate após temporal em Porto Alegre – Matéria da jornalista Bruna Suptitz para o Jornal do Comércio

— 2023-02-10 — Arborização urbana: Porto Alegre cuida das suas árvores? Ouça podcast. Léo Saballa Jr e Paulo Germano conversam om o biólogo Flávio Barcelos Oliveira e com o ex-prefeito Guilherme Sociais Villela. Link para matéria em GaúchaZH que remete para o podcast – link direto no Spotify. Villela cita a relação com a AGAPAN, José Lutzenberger e Magda Renner e a plantação de uma araucária em sua homenagem no paço municipal.

— 2023-08-03 — Artigo: A morte lenta da arborização de Porto Alegre, por Arno Kayser. AgirAzul.com

Redação do jornalista João Batista Santafé Aguiar para o AgirAzul.com. Indicação de formas de contato com a redação neste linkAssocie-se ao Canal do AgirAzul.com no
WhatsApp e receba notícias em tempo real.
 Permitida a reprodução, citando-se a fonte.

Editor

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

One thought on “Arborização urbana: marcada assinatura do plano de ação entre Prefeitura de Porto Alegre e CEEE Equatorial

  1. Pena que não divulgaram mais detalhes do acordo, nem chamaram a sociedade civil para a discussão!

Comments are closed.

Next Post

Município de Porto Alegre terá que divulgar documentos de inscrições de entidades para o Conselho do Plano Diretor

qui mar 28 , 2024
Os conselheiros que deveriam representar as entidades não-governamentais no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental poderão ter um curto mandato. Por inúmeras trapalhadas jurídicas cometidas pela Comissão Eleitoral designada pelo Município de Porto Alegre para realizar as eleições dos conselheiros, cinco entidades propuseram na justiça a anulação do processo eleitoral e posse de representantes de entidades da sociedade. Por decisão judicial desta quarta-feira (27/3/2024), o Município de Porto Alegre terá 30 dias para apresentar à Justiça os documentos de inscrição apresentados por entidades de classe na eleição e disponibilizar a íntegra das decisões lançadas nas impugnações apresentadas para as […]

You May Like

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias / Jornalismo Ambiental

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading