Artigo: A ciência, a tecnologia, as despreocupações e alguns interesses objetivos

Captura de Tela 2016-03-02 às 06.32.29Em artigo publicado na Revista Opiniões, o Engenheiro Agrônomo e  presidente da Agapan, Leonardo Melgarejo, e José Maria Guzman Ferraz, Professor de Agroecologia da Unicamp, destacam que “a influência dos mercados e a pressão dos interesses econômicos açodam competições e vêm determinando rápida sucessão de itens oferecidos à sociedade, tanto bens de consumo intermediário como final”. Consideraram os autores que o “implicando decréscimo no tempo de vida útil de tecnologias e mercadorias, esse fato pressiona os investidores a exigir rápida realização do capital aplicado em seus negócios”. E que, “na prática, resulta que a visão de curto prazo se torna dominante, com implicações óbvias”.

 Afirma ainda o artigo: O mais grave parece se relacionar ao fato de que muitas tecnologias e produtos são lançados no mercado antes que se obtenha conhecimento consolidado sobre possíveis efeitos colaterais, negativos, de médio e longo prazo. Em campos científicos recentemente abertos, como o da engenharia genética, a questão se torna alarmante porque a tecnologia derivada, geradora de seres vivos, tende a se descolar da ciência básica e, atuando como tecnociência, perde a sustentação que deveria fundamentar a segurança dos processos e seus produtos.

 

Leia a íntegra do artigo no site da Revista Florestal.
Foto e montagem da matéria original.

Next Post

Agapan protocola apoio à suspensão do larvicida em água para consumo

seg mar 7 , 2016
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, recebeu nesta sexta-feira (04) o vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Roberto Rebes Abreu, e a conselheira […]

Você pode gostar também:

Descubra mais sobre AgirAzul Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Send this to a friend