O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ocupa o centro do Roda Viva na segunda-feira (26/8).
Compõem a bancada de entrevistadores Ana Carolina Amaral, repórter de Meio Ambiente da Folha de S.Paulo e autora do blog Ambiência; Daniela Chiaretti, repórter especial do Valor Econômico; Giovana Girardi, repórter de Ambiente do jornal O Estado de S. Paulo; Washington Novaes, jornalista; e Daniel Gallas, correspondente de Economia da BBC na América do Sul. O programa conta também com a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.
O programa apresentado por Daniela Lima vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura. A entrevista ainda pode ser acompanhada no site da emissora, no Twitter, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
No Roda Viva, Ricardo Salles irá falar, entre outros assuntos, sobre a crise na Amazônia, a polêmica a respeito da preservação ambiental, os incêndios florestais, a suspensão das doações da Alemanha e da Noruega para os projetos de conservação e a proposta da França para uma discussão internacional sobre o futuro da Amazônia.
Formado em Direito pela Universidade Mackenzie, com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Salles também estudou nas Universidades de Coimbra e Lisboa. Foi secretário particular do governador do Estado de São Paulo, entre 2013 e 2014, e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entre 2016 e 2017.
No governo do presidente Jair Bolsonaro, assumiu o Ministério do Meio Ambiente, onde tem travado frequentes debates relacionados com o conflito entre a preservação dos recursos naturais, o papel do agronegócio e a mineração em áreas florestais.